A 15ª edição da AgroBrasília – Feira de Tecnologia e Negócios prossegue até este sábado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, situado no Km 05 da BR 251, sentido Brasília - Unaí (MG). Na tarde desta sexta-feira (26), uma sessão solene da Câmara Legislativa foi realizada no local, por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PL), para homenagear o evento.

Oriundo do Corpo de Bombeiros, o parlamentar disse que se interessou pelo tema “conhecendo as necessidades do setor rural, que vão além do plantio”. Roosevelt também anunciou o novo nome da Frente Parlamentar da CLDF voltada para a agricultura e pecuária que passou a se chamar “do Desenvolvimento Rural”.

Durante a solenidade, o distrital apresentou resultados da destinação de emendas ao Orçamento, de sua autoria, a áreas como saúde e educação para beneficiar a população de áreas rurais do DF. Inicialmente, foi anunciada a instalação de iluminação pública na região do PAD-DF (BR 251 Km 07); em seguida, recursos para serem empregados em Unidades Básicas de Saúde e em escolas “do campo”.

Nesse ponto, a sessão solene contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que, além de reconhecer as dificuldades de um gestor escolar dirigindo estabelecimentos na zona rural, anunciou a inauguração, em 15 de junho, da primeira creche pública nessa região. Por seu turno Edson Garcia, diretor-presidente da CEB, avaliou que a iluminação trará mais “segurança e visibilidade”.
Negócios

Presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), entidade que organiza a feira, José Guilherme Brenner, além de agradecer o apoio do Legislativo local, afirmou que “cooperativismo é confiança” e destacou a importância, entre outros aspectos, da visita de estudantes ao evento.

Por sua vez, Fernando Cezar Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), conclamou todos a “unir esforços para mostrar nossa potencialidade, que está demonstrada na vitrine tecnológica que é esta feira”. Ele disse ainda que espera, ao final, ter resultados melhores do que os do ano passado, quando foram registrados R$ 4,6 bilhões em negócios.

Já Rafael Bueno, que representou a Secretaria de Agricultura, listou e reconheceu a importância das parcerias para o desenvolvimento do setor. Enquanto Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro, avaliou, nesse sentido, que “o papel do Estado é desburocratizar”. Por fim, a comandante geral do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Mônica Miranda, contou sua vivência no campo, além de discorrer sobre a atividade da corporação no combate a incêndios em áreas rurais.

A solenidade foi encerrada com a entrega de Moções de Louvor, aprovadas pela CLDF, em reconhecimento ao trabalho de produtores rurais, organizadores da feira, cooperativas agrícolas, zootecnicistas; além de trabalhadores da Emater, Secretaria de Agricultura, Senar-DF, e a membros do Batalhão Rural da PM e do Corpo de Bombeiros.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF