Previsão é que os recursos sejam repassados na primeira semana de maio
Texto: Giselle Chassot. Edição: Ascom Secec
As 50 quadrilhas premiadas pelo edital n°1/2023 devem receber os recursos nos primeiros quinze dias de maio. A previsão é do diretor da Subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Leandro Oliveira. Ele explicou que os recursos já estão em caixa, mas era necessária a apuração do superávit para constar na Lei Orçamentária, o que ocorreu nessa quinta-feira (27).
A Secec selecionou os inscritos a partir da análise das propostas apresentadas, avaliando critérios como atuação da quadrilha junina, tempo de atuação e participação em circuitos, festivais e festejos populares. Proponentes residentes nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano do DF receberam pontuação extra.
“O prêmio inaugura o ano junino de 2023. É o pontapé inicial para os festejos que tradicionalmente ocorrem e reúnem um dos maiores segmentos de cultura popular do Distrito Federal”, explica a subsecretária de Diversidade Cultural, Sol Montes.
De acordo com Oliveira, serão distribuídos R$ 600 mil em prêmios. Nesta primeira etapa, cada uma das 50 quadrilhas selecionadas receberá R$ 12 mil. Numa segunda etapa, utilizando-se também de recursos federais e da própria Secretaria, ocorrerão apresentações para estímulo à formação de público, valorização da identidade do segmento da cultura brasileira, bem como fomento à criação de empregos diretos e indiretos.
Confira aqui o edital com os nomes e a classificação das quadrilhas selecionadas.
0 Comentários