Vinícius Júnior é lavo de racismo durante o jogo de Valência e Real Madrid - Foto: Getty Images


Vídeo do presidente brasileiro foi exibido no Fórum Permanente de Afrodescendentes. Petista também disse que Brasil pode sediar próxima reunião do grupo.

O presidente Lula afirmou em vídeo exibido nesta segunda-feira (30), em um fórum da Organização das Nações Unidas (ONU), que atos racistas são "imperdoáveis". Ele deu a declaração ao citar o caso na Espanha envolvendo o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.

Há cerca de dez dias, durante jogo do campeonato espanhol, torcedores do Valencia praticaram atos racistas contra o brasileiro. Alguns foram identificados e presos.

O governo brasileiro cobrou de autoridades espanholas e esportivas a adoção de medidas para punir os responsáveis e evitar que novos atos aconteçam.

"O racismo transcende fronteiras, como ficou demonstrado nas constantes ofensas sofridas pelo jogador brasileiro Vini Junior. A lição que podemos tirar desses imperdoáveis episódios é que, se Vini Júnior, um jovem de 22 anos, é capaz de insurgir contra multidões hostis, não resta dúvida de que podemos e devemos fazer mais para interromper esse circuito desumanizador da violência", afirmou o presidente Lula no vídeo exibido na ONU.