Modelo de parque infantil considerado de última geração terá piso emborrachado, brinquedos inclusivos e pinturas para guiar os visitantes.

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek vai ganhar um playground público inclusivo. A convite do secretário de Esportes de Curitiba, Carlos Pijak, o titular da pasta de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL), Julio Cesar Ribeiro, visitou a capital paranaense para conhecer as instalações do modelo que inspirou o projeto: o Parquinho Positivo, no Parque Barigui.

Julio Cesar afirmou que o intuito é criar, na capital federal, um parque semelhante e de última geração, com piso emborrachado para garantir a segurança das crianças, brinquedos inclusivos e pinturas devidamente estudadas para guiar os frequentadores dentro do espaço.

“Esse intercâmbio esportivo é muito importante para a troca de experiências entre os poderes públicos dos estados. O que vimos nessa visita foi uma estrutura inovadora. Queremos levar um parque inclusivo, pensado para crianças de várias idades e, ao mesmo tempo, possibilitar que todas usufruam do espaço da mesma forma, com segurança e proteção”, comentou.

O secretário destacou que o local escolhido em Brasília é “convidativo, democrático, com muito verde, ideal para encontros de família, de amigos e de gente de todo lugar”.

No caso do Parque Positivo de Barigui, há 13 brinquedos, dos quais três são inclusivos, com piso emborrachado e acesso em rampa.

Um desenho de piso emborrachado, com manchas em tons de azul e laranja, delimita e setoriza várias opções de brincar: com circuito sinuoso de cordas, floresta de tronquinhos, geodésia, pula-pulas, carrossel e disquinho de molas, escorregador, gangorra, gira-gira e balanços.

Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF)